Como Escolher o Canil Perfeito

February 16, 2019

Então você está pensando em adquirir um filhote de cão para fazer parte da sua vida mas está cheio de dúvidas sobre todo o processo de escolha do canil, afinal você não quer financiar o comércio de animais de estimação mas sempre quis um cão daquela raça específica que bate o temperamento com o seu.

 

E agora? Como selecionar um bom canil, que crie a raça de escolha mas que não seja mais um desses que acabam tendo os cães abusados por maus tratos.

 

Vivemos num mundo online, onde todos se preocupam com o bem-estar dos animais, estamos todos cansados de ver canis clandestinos com seus animais em sofrimento sendo resgatados, precisamos conscientizar a população em geral para que esse tipo de comercio clandestino acabe de vez.

 

Vou relatar aqui algumas dicas importantes para que você compre o seu cão de raça com segurança e não fomente esses criatórios clandestinos de animais. Vamos lá!

 

1- Tenha paciência! Você já sabe a raça que quer, você já se preparou para receber o novo filhote na sua vida: financeiramente, mentalmente e emocionalmente, agora você precisa ter só mais um pouco de paciência para fazer a escolha correta do canil que você vai adquirir seu filhote.

 

2 - Pesquise! Procure associações de criadores, cartórios de registros de filhotes (os conhecidos kennel clubes) e veja a lista de criadores para a sua raça de escolha que se registram nessas instituições. Faça uma lista de todos e vá para a internet, veja se o canil tem um website, uma página no Facebook, um instagram, principalmente se for canis de lugares longe de você. Acesse tudo que for dos canis, pesquise o nome do criador, veja se não existe nenhuma reclamação na internet dessa pessoa. Após essa etapa, selecione os que você mais gostou e entre em contato.

 

3- Entre em Contato! Como a grande maioria dos canis estarão longe de você, é importante que você entre em contato com o criador e tire suas dúvidas, ser bem atendido já é um bom começo, mas tenha certeza de se apresentar corretamente e dizer logo de cara o que está procurando, seja educado, afinal educação deve ser sempre recíproca. É importante dizer logo de cara o que você está procurando especificamente assim o criador já poderá lhe informar se poderá lhe atender com o que você busca ou não. Um bom criador, não terá problemas em indicar um colega criador que possa lhe fornecer melhor o que você busca.

 

4- Você encontrou um criador que tem o que você procura! Ótimo! Agora vamos verificar se ele realmente cria corretamente e os cães estão bem cuidados e dentro das regras do bem-estar animal: Vivemos hoje num mundo virtual, é muito difícil que um criador que faça um trabalho sério e correto não tenha um celular com whatsapp ou uma conta do facebook/messenger e instagram que permitem que você faça ligações com vídeo. Peça uma, ou várias ligações em vídeo com o criador, se ele não tem o que esconder, ele lhe atenderá e mostrará tudo que você quiser ver. Só nessa etapa você já eliminará alguns canis. Caso você veja algo que não gosta, pergunte antes e julgue depois ok? As vezes é uma situação inusitada e o criador saberá explicar, caso a explicação não bata, saia fora, agradeça o tempo do criador e parta para o próximo.

 

OBS: LEMBRE-SE SEMPRE QUE NÃO QUEREMOS FOMENTAR CRIATÓRIOS CLANDESTINOS

 

5- O Criador está ok! Perfeito, após verificar as instalações dos animais, ver os animais, vamos verificar com o criador o que ele faz para melhorar a raça que cria e prover filhotes com saúde para os interessados. Veja se ele faz exames de saúde nos cães, pergunte se ele já teve algum caso de doença genética, a estimativa de vida dos cães dele, veja se tem um contrato de compra e venda que resguarde você e ao criador. Se caso alguma doença de cunho genético venha a surgir e que comprometa a vida do seu cão, o que você deve fazer. Verifique como o criador faz os esquemas de vacinas e vermifugações dos filhotes.

 

6- A Aquisição! Não feche a aquisição do filhote se o criador não fornece pelo menos um contrato de compra e venda, o filhote deverá ter pelo menos uma vacina contra doenças aplicada, ser microchipado e registrado para comprovar sua pureza racial (se o criador registra depois da entrega dos filhotes, peça para ver o pedigree dos pais no vídeo, e caso você tenha dúvidas, ligue para o kennel clube onde o criador registra suas ninhadas e peça informação se realmente aquele criador é ativo).

 

7- O Filhote! Chegou a hora de escolher seu filhote, procure ver nas chamadas de vídeo o temperamento dos pais dos filhotes, pois pelo menos 50% vai vir dos pais, veja como a mãe trata os filhotes, se ela amamenta os filhotes, se é uma boa mãe e se está com saúde. Geralmente o criador fará vários questionamentos a você sobre o que você procura no seu filhote, e ele, como é a pessoa que tem mais contato com os pais e os filhotes, deverá saber parear um dos filhotes com os requisitos que você procura. Aqui você deverá definir o que é mais importante para você: aparência (cor, sexo) ou temperamento, pois nem sempre você irá encontrar o pacote completo (cor, sexo e temperamento juntos). Decida isso o quanto antes, pois é provável que você terá que esperar por uma próxima ninhada caso queira algo muito específico (de cor, de sexo e de temperamento). 

 

8- Valores! Sim, um cão bem criado custará bem mais que Um Mil Reais, se o valor for abaixo disso, desconfie, algo não está legal. Aqui, você deve ter bom senso, você quer um cão de raça pura, então você deve estar preparado para pagar por um cão de raça pura bem criado, caso contrario, você estará financiando esses criatórios clandestinos comprando somente por causa do preço. Criadores idôneos iram lhe fornecer várias alternativas de pagamento, pois eles querem ajudar você a realizar seu sonho, mas é de boa valia já ter uma entrada economizada para tal, e o restante poder pagar parcelado se for o caso.

 

9- Pet Shop Legal, Não Vende Animais! Criadores sérios jamais colocaram seus filhotes para venda em lojas, esses criadores fazem questão de conhecer a família para onde seu filhote está indo, jamais esqueça disso!

 

10- Tenha Consciência! Você está adquirindo um cão para o resto da vida dele, muitos criadores sérios vendem seus filhotes para ser cão da família já castrados ou com um contrato de castração por valores menores do que um filhote vendido sem esse tipo de acordo. Afinal, se você somente quer um amigo para a família e não quer se tornar um criador sério, responsável e consciente, CASTRE seu cãozinho! Não esqueça que, não queremos aumentar o numero de criadores clandestinos e queremos reduzir o número de cães abandonados no Brasil!.

 

Leia e releia esse texto, se quiser imprima e siga as etapas na aquisição do seu filhote, lembre-se sempre que VOCÊ É O RESPONSÁVEL pela aquisição que está fazendo! Ou seja, se você comprar do canil clandestino, só porque é baratinho, você é o CULPADO por manter esses canis abertos e funcionando e que continuam maltratando seus animais. Se você quer um cão de raça pura, faça tudo certo como deve ser, economize e prestigie o trabalho de um bom criador, tenho certeza que você fará um amigo que estará sempre disposto e feliz em ajudar com o filhote adquirido do canil dele por toda a vida dele.

 

Por Priscilla S. Nascimento

Zootecnista

Bacharel em Comunicação Social

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

O novo padrão da raça Poodle

May 18, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 22, 2016

January 29, 2016

January 28, 2016

January 28, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags