Como cuidar bem do seu Poodle Gigante

Oi gente!!!

 

Como temos sempre muitas dúvidas de como cuidar adequadamente do seu Quindim para que ele fique sempre lindo e cheio de saúde, resolvi escrever este texto com várias dicas que acumulei durante esses 12 anos criando poodle gigante. Então vamos lá!!

 

Desde que nascem, nós damos duro para que os filhotes cresçam cheios de saúde e lindos, manter os pais dos bebês livres de parasitas externos e internos e com a saúde em dia é um dever nosso que cumprimos todas as vezes que um casal vai namorar. O pré natal da futura mamãe também é de extrema importancia para que seus bebes venham ao mundo com saúde e vigor, alimentação balanceada para gestantes, vermifugações e um ambiente limpo e livre de doenças e sempre com muito carinho e amor para que a futura mamãe geste adequadamente seus pupilos.

Após o nascimento dos bebês, a luta para manter tudo de acordo para fornecer o melhor estado para mamãe e filhotes dura até a hora que vão para suas novas casas.

A mudança de casa pros filhotes é um grande desafio!

O novo dono deve estar atento a tudo em relação ao seu novo filhote: procurar oferecer a mesma ração que ele comia no Canil nos primeiros dias para que não tenha dor de barriga, evitar estressar o filhote poís somente o fato dele ter viajado e trocado de ambiente já é um desafio bastante grande para a imunidade do filhote, lembrar-se que filhotes dormem muito e precisam dormir bastante para seus organismos se adaptarem a nova vida, tudo dentro deles esta crescendo e trabalhando a mil o que deixa eles muito cansados rapidamente. Caso a ração que o filhote comia no canil não for encontrada, procurar trocar por uma ração de igual valor nutricional e de mesma qualidade e fazer a troca aos poucos para evitar diarreias.

Repetir a vermifugação para vermes e para protozoarios (giardia, etc) apos alguns dias na nova casa é muito importante! Poís com a troca do sistema de tratamente de agua, muitos vermes e protozoarios podem ser ingeridos pelo filhote, sendo esses diferentes do ambiente onde foi criado, causando dor de barriga ou coisa pior.

Mater sempre agua fresca pra eles. Aprendi na faculdade que gatos preferem agua corrente e por isso adoram aquelas fontes de agua, mas percebi em casa que os cães também preferem agua corrente, pois a agua corrente esta sempre fresquinha e lembra limpeza (pois não está parada no mesmo local por horas), então se puderem adquirir uma fonte de agua para seus cães seria perfeito, evitando assim que o cão tome pouca agua e surjam problemas por causa disso.

Fazer a vacinação completa do filhote até os 2 anos, após os 2 anos, o indicado é repetir a vacinação anual a cada 2 ou 3 anos, evitando assim super vacinar seu cão, está mais que provado que as vacinas duram por muitos anos e que vacinar muito o cão após a fase adulta pode trazer consequencias sérias, como o surgimento de doenças auto imunes, alergias, etc.. Caso você não se sinta confiante em fazer dessa forma, você pode pedir (apos os 2 anos de vida do seu poodle) para o veterinario realizar teste de sorologia das vacinas no seu cão, assim você saberá se ele ainda possui os anticorpos para combater as doenças que constam nas vacinas aplicadas nele e se existe ou não a necessidade de revacinar naquele ano ou nos anos subsequentes. O teste é mais caro que as vacinas, mas vale a pena para comprovar que os anticorpos do seu cão contra aquelas doenças estão altos e que não é necessaria a revacinação. É claro que existe uma minoria dentro da população de cães que não respondem bem as vacinas, mas são casos rarissimos, geralmente esses filhotes já possuem algum problema auto imune e acabam contraindo doenças na fase filhote.

Um problema muito sério que temos na raça poodle, é a falta de apetite, acontece com muitos dos poodles e por eles já serem cães de estrutura atletica, qualquer falta de peso já nos deixa de cabelos em pé! Então oque fazer para seu poodle comer bem? Éssa é uma jornada que ainda travo com os meus cães também! Principalmente com machos não castrados, poís esses só pensam em acasalar, principalmente quando tem fêmeas por perto no cio, é uma batalha fazer eles comerem se estiverem sentindo cheiro de fêmea no cio! Mas como a maioria é castrada, os problemas de alimentação reduzem bastante. Para uma boa alimentação do seu poodle, uma ração bem saborosa e que ele aprecie é fundamental, evitar ficar trocando todo mês de marca de ração (imagine como sofre os intestinos e estomago com tanta troca), os meus comem a mesma ração a anos, as vezes faço alguma troca, mas sempre uso a mesma marca, somente troca o tipo da ração dentro da mesma marca (por exemplo, aqui comem Farmina, dentro da Farmina tem a ração cibau adulto raças médias que é a que eles comem, posso trocar pra cibau filhotes raças médias de vez em quando, ou a natural and delicius que é da Farmina também, ou outro “modelo” de ração, mas sempre da mesma empresa, a Farmina).

Para que seu cão coma bem, ele precisa de horarios estabelecidos previamente, em casos em que o cão é muito ativo e não está conseguindo manter o seu peso, indica-se 3 refeições por dia, assim como os filhotes até seus 6 meses, para todos os outros 2 refeições diarias é o indicado. Verificar sempre na embalagem da ração utilizada a quantidade indicada para seu cão, de acordo com a idade e o peso que vai ter adulto (filhotes) ou caso ja seja adulto o peso que se quer que ele tenha (dentro dos conformes da raça), dividir a quantidade indicada na embalagem em 2 ou 3 refeições e fornecer ao cão sempre nós horarios pre-estabelecidos.

Entre as refeições, pode-se oferecer petiscos e agrados, como por exemplo: frutas, iogurte natural ou com frutas, yacult é excelente para a flora e fauna intestinal, bolachas caninas, ossinhos, e nos casos dificeis de engordar, pode-se fazer quibes de carne moida ou frango ou peixe crua ou cozida e fornecer ao cão como petisco, ovo pode ser dado também, o ovo pode ser misturado na ração com as refeições diarias, como uma forma de deixar mais gostosa a ração. Em alguns casos, pode-se umidecer a ração com agua morna para que o cheirinho da ração exale e o cão coma com mais apreço. Fornecer suplementos vitaminicos e minerais 3 vezes por ano é de grande valia também, pois ajudam em tudo no organismo do cão.

Para o cão se alimentar bem, ele precisa estar bem desverminado e com a saúde em dia, é indicado sempre fornecer o yacult pra eles, sempre que puder, pois ajuda e muito com os intestinos, que é onde todas as proteinas e vitaminas e minerais serão consumidas pelo organismo, nutrindo o cão. Outra opção além do yacult é fornecer pré e pró bioticos, comprados nas pets, são mais caros, mas fazem um trabalho melhor que o yacult, o yacult e os pre e pro bioticos ajudam a deixar sempre a fauna e flora do sistema digestivo dos cães em dia e saudavel, aumentando dessa forma a imunidade do cão!

E por fim, chegamos no ultimo ponto importantissimo na saude dos nossos poodles, que é pele e pelo! Para ter pele e pelos saudaveis e lindos é necessário que tudo que foi escrito acima seja seguido a risca, pois um cão bem alimentado e esbanjando saúde física e mental passará essa vitalidade toda para sua pele e pelo. Não exagerar nos banhos é importante para não remover o oleo natural da pele, um banho a cada 10 dias é o indicado, pode ser a cada 15 dias também, se o cão não se sujar muito. Os produtos utilizados são muito importantes, devem ser shampoos e condicionadores feitos especialmente para o uso em cães, nada de usar detergente ou sabão de cocô no pelo dos cães, pois eles removem completamente a oleosidade natural da pele, causando ressecamento e problemas na pele. Realizar no minimo 2 vezes ao ano uma mega hidratação utilizando óleo no pelo dos poodles, só traz beneficios! Infelizmente no Brasil somente temos uma marca que produz esse óleo especial para os banhos, que é o Grow Up da Royal Shower, mas é um produto fantástico e inigualavel para um profunda hidratação do pelo do seu poodle. (https://royalshower.lojavirtualfc.com.br/...)

Em outros paízes vocês podem utilizar o óleo da neutrogena (Neutrogena Body Oil) para fazer a hidratação profunda. (para usar o oleo da neutrogena deve-se usar uma parte de oleo com uma parte de condicionador e você pode agregar a mistura algumas vitaminas encontradas em lojas de cabelereiros para fortalecer os cabelos), passar no cão todo, deixar agir por 30minutos e remover o maximo que conseguir com aguá, de qualquer forma o pelo ficará oleoso nessa super hidratação, com ambos os oleos, mas voltará ao normal no proximo banho (apos 15 dias).

Realizar tosa no seu poodle no minimo uma vez a cada 30 dias, o ideal seria a cada 20 dias, não é necessario raspar seu poodle em nenhum momento de sua vida (a não ser que ele fique completamente enozado no periodo de troca de textura (entre 1 e 3 anos), você pode fazer milhares de tosas em seu poodle, pode ser uma tosa baixa (numa lamina 7F pro verão, ou uma tosa alta com adaptador ou somente tesouras) mas é importante que seja feita a tosa para cortar os pelos quebrados e pontas duplas do pelo do seu poodle, aliais, quanto mais você tosar, mais o pelo ira crescer!!

Manter sempre unhas aparadas (unhas grandes atrapalham o crescimento ósseo do seu poodle) e ouvidos sempre limpos (você pode fazer em casa uma solução para limpeza dos ouvidos, aqui fazemos assim:

um frasco de alcool liquido 90% (o mais puro que voce conseguir) (se for do frasco pequeno), colocamos 2 colher de chá de acido bórico em pó e 8 gotas de violeta genciana, se for do frasco grande coloca-se 4 colheres de chá de acido bórico em pó e 16 gotas de violeta genciana. Sempre mexa bem a mistura antes de usar, molhe um algodão com a mistura e limpe bem o ouvido, se for uma orelha muito peluda por dentro, é indicado remover os pelos ou dar uma aparada nos pelos, para evitar que acumulem muita sujeira.

Além de tudo isso, dar muito amor e carinho pro seu Quindim é o mais básico que você pode oferecer! Manter a mente deles sempre funcionando é essencial para que se desenvolvam bem, poodles são cães extremamente inteligentes e gostam de ser ensinados e testados todos os dias ou ficam entediados e podem estragar as coisas na sua casa! Ter um cão bem socializado também é ideal, cães são animais sociaveis e precisam de interação humana e com outros animais para se sentirem completos!! Após terminar as vacinas do seu filhote, procure um parque para cachorros perto de sua casa e leve sempre que puder seu poodle lá, eles adoram e se socializam muito nesses locais.

Espero que gostem do texto e o coloquem em ação, é assim que meus cães são cuidados em casa, não deixei nenhum segredo escondido. Aproveitem e deixem seus Quindims com o jeitinho Canil Quindim de ser :)

Please reload

Posts Em Destaque

O novo padrão da raça Poodle

May 18, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 22, 2016

January 29, 2016

January 28, 2016

January 28, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags